MATRIZES E DETERMINANTES:
OBJETIVO: O objetivo desse capítulo é identificar, classificar, realizar operações com matrizes, bem como calcular o determinante de uma matriz quadrada.
JUSTIFICATIVA: As tabelas fazem parte da vida contemporânea, principalmente em estudos estatísticos e na tecnologia da informação. Pode-se utilizá-las em planilhas de cálculo e edição de imagens. O trato com matrizes e suas operações auxiliam várias áreas, como engenharia e química, por exemplo.
SISTEMAS LINEARES:
OBJETIVO: Além de representar e resolver situações-problema usando sistemas lineares, esse capítulo tem como objetivo o reconhecimento e a classificação de sistemas lineares, a apresentação de um sistema em forma de equação matricial e a aplicação de métodos de escalonamentos para resolução de sistemas.
JUSTIFICATIVA: Muitos problemas do cotidiano e de diversas áreas da ciência podem ser resolvidos com o auxílio de sistemas lineares.
GEOMETRIA ANALÍTICA:
OBJETIVO: O objetivo desse capítulo é representar pontos, segmentos, retas e circunferências no plano cartesiano; calcular a distância entre dois pontos; escrever as equações da reta e da circunferência; discutir posições relativas entre elementos como ponto, reta e circunferência; calcular a distância entre ponto e reta; resolver sistemas graficamente e inequações do 1o grau com duas incógnitas e também calcular a área de um triângulo usando determinantes.
JUSTIFICATIVA: Muitos problemas do cotidiano e de diversas áreas da ciência podem ser resolvidos com o auxílio de sistemas lineares.
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS:
OBJETIVO: O objetivo desse capítulo é compreender os tipos de transformações isométricas e suas composições, bem como as transformações homotéticas; distinguir uma transformação isométrica de uma transformação homotética e ainda realizar algumas transformações geométricas no plano cartesiano por meio de operações com matrizes.
JUSTIFICATIVA: As transformações geométricas podem ser observadas na natureza, em obras de arte, construções e no artesanato de povos indígenas. O estudo desse ramo da Matemática justifica-se pelas suas muitas aplicações nas artes plásticas, arquitetura, design e engenharia e demais áreas do conhecimento.